Profissionais do "Mais Médicos" foram apresentados

• Médicos estrangeiros irão atuar na rede de atenção básica do município

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 19/05/2014 às 17:24   |   Imprimir

Foram apresentados oficialmente na manhã de sexta-feira, 18 de abril, os três profissionais de medicina que atuarão em São Luiz Gonzaga através do programa "Mais Médicos". Na oportunidade, a secretária da Saúde, Ionara Comparsi de Morais, apresentou à Administração Municipal, vereadores, Conselho Municipal de Saúde, imprensa e autoridades do município os médicos cubanos Yamirka Hernandez Reyes e Rafael Machado Ramos e o médico argentino Saul Antonio Maldonado. A solenidade ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura, ocasião em que os profissionais se apresentaram pessoalmente aos presentes.
TRÊS ANOS NO MUNICÍPIO - Segundo a secretária da Saúde, que esteve presente no ato de acolhimento do programa "Mais Médicos", em Porto Alegre, os três profissionais de medicina irão atuar na rede de atenção básica do município no período de três anos, de acordo com normativas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Durante a estadia em São Luiz Gonzaga, caberá, como contrapartida do município, o pagamento de auxílio-alimentação, moradia e transporte dos médicos até os postos de saúde onde atuarão.
LIBERAÇÃO PARA ATUAR - De acordo com Ionara, para começarem a atuar, os médicos deverão aguardar a liberação pelo Ministério da Saúde, em processo previsto pelo próprio programa do Governo Federal. Neste intuito, enquanto aguardam a autorização, os médicos estrangeiros irão acompanhar as atividades das equipes da atenção básica de São Luiz Gonzaga até o início de suas atividades em São Luiz Gonzaga.
CARGA HORÁRIA - A carga horária prevista no "Mais Médicos" determina que cada profissional cadastrado no programa atue nos municípios em 40 horas semanais; no entanto, desta carga horária, oito horas por semana serão destinadas a atividades de estudos pelos médicos, o que implicará em 32 horas de atendimento na rede e oito horas de estudos em casa.
ÁREA DE ATUAÇÃO - A área de atuação dos três profissionais de medicina do "Mais Médicos" será unicamente a atenção primária, ou seja: a atuação na rede de atenção básica através dos postos de saúde do programa Estratégia Saúde da Família ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). No entanto, nesta última, se um profissional do "Mais Médicos" for designado para trabalhar em uma UBS, ela terá de ser modificada para vir a ser um ESF, com as visitas domiciliares e trabalhos em grupos característicos de um posto de saúde ESF.
A apresentação dos três médicos na Secretaria Municipal de Saúde foi realizada nesta terça-feira, bem como reunião técnica sobre informações acerca do sistema de saúde básica do município e da rede de atendimento do município através dos ESFs. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)